VARIEDADES





  
A NOVA MECA DO TAEKWONDO
"TAEKWONDO PARK" um sonho que se torna realidade !

          O parque do Taekwondo, que se espera ser uma realidade para 70 milhões de praticantes em todo o mundo, deverá ficar pronto no ano de 2013 na cidade de Muju, Coréia do Sul.


           
           Na Coréia está sendo construido o parque temático do Taekwondo com o objetivo de  promover ainda mais esta arte marcial e  acredita-se que ira se tornar  a Meca deste esporte no mundo. 
          O parque será construído na cidade de Muju na província de Jeolla do Norte, em uma área de 2.314.000m². Sua construção começou no ano de 2010 e espera-se que esteja terminado no ano de 2013.
          O parque se dividirá em três partes baseadas nos níveis da pratica do Taekwondo: Corpo, Mente e Espírito.
          Cada área conterá  edificações  que expressarão os ideais  dos  p'umses, até chegar a zona do espírito que terá um espaço reservado aos grandes mestres do mundo. Este será o lugar Ilyeo, o mais alto nível do Taekwondo, onde o corpo e a mente se fundem.


          
          
          Na zona do Corpo, que será o núcleo do parque, estarão os centros de treinamento cobertos e ao ar livre, mais a vila dos atletas que oferecerá programas de formação e treinamentos avançados para praticantes do mundo todo. Também será aberto ao público em geral.
              Na zona do Espírito, estarão as instalações como o parque comemorativo, as salas de exibições e o Hall da fama.
          Na zona da Mente se localizarão o centro de investigação do Taekwondo e a Academia Mundial de Taekwondo. 
          O presidente da WTF, Chungwon Choue, comentou: "a Academia Mundial de Taekwondo localizada no parque, servirá como um centro acadêmico internacional da WTF para estudos, educação e investigação de nosso esporte".
          " A WTA é a versão coreana da Academia Olímpica Internacional (AOI), que para o Taekwondo será o lugar de 70 milhões de praticantes do mundo todo." continua o presidente.







NOVIDADES NO MERCADO

          Protetores coloridos, doboks coloridos, doboks de verão, agora chegaram no mercado as faixas personalizadas, lançadas a pouco tempo na Coréia começaram a ser vendidas em todo o mundo.
Faixas personalizadas com o passo a passo dos p'umses
As Faixas coloridas começam com Kibon donjak até Te Guk Pal jang
e as pretas com Kibon donjak especial e Koryo p'umse até Tae Baek.
Versões preta e poom.



          A WTF não ficou de fora e também lançou suas faixas personalizadas:
Faixa preta lançada pela WTF



PERSONALIZAÇÃO DA FAIXA PRETA E POOM:

          A WTF criou uma tabela de personalização das faixas dos praticantes de nível Dan e Poom, os símbolos baseados nos 8 trigramas (pal gue e Tae guk) identificam os praticantes do 1º ao 4º poom e do 1º ao 9º dan.
          Originalmente criados para as competições de poom-se, os símbolos devem ficar na ponta direita da faixa






         OBS.:  Sugerimos acordar com seu professor e sua federação o uso destas personalizações em sua faixa.




ITÁLIA  

          Em Veneza, Itália, numa exposição de esculturas em areia  aparece uma sobre Taekwondo.

Foto de Adelino da Silva Filho



O SUCESSO DA VOLTA DO ROBÔ TAEKWON V 

          Na cerimônia do Dia do Taekwondo (Taekwondo Day), realizado na Coréia, em uma das apresentações, a equipe de demonstração do Kukkiwon apresentou um P'umse e ao fundo, em um enorme telão, simultâneamente, havia um robô acompanhando os demonstradores do Kukkiwon, este robô é o famoso Robot Taekwon V.


 


         Robot Taekwon V (lê-se "vi" e não 5 ou 5º) é um sucesso dos anos 70 na Coréia do Sul, lançado em 24 de julho de 1976, conta a história da luta do robô contra um cientista que quer dominar o mundo, o robô é operado por um campeão de Taekwondo. O criador do Robot Taekwon V queria criar um herói para as crianças coreanas, na época os personagens que faziam sucesso eram japoneses e para garantir o vínculo coreano inseriu a prática de Taekwondo nos personagens, outra característica é o capacete inspirado no Almirante Yi Sun-sin lendário pelas suas lutas contra a dominação japonesa. Taekwon V pode também ser definido como um herói coreano que representa a luta pela liberdade e independência.


   
capa do primeiro filme e a nova versão


          Por muito tempo pensou-se que o filme fora perdido, o único exemplar estava incompleto e em péssimo estado para que pudessem restaurá-lo. Em 2003 foi encontrado um exemplar completo num depósito da Comissão do Cinema Coreano e os trabalhos de restauração tiveram início, um trabalho que durou 2 anos e teve investimento de 1 milhão de dólares, teve a participação de 72 pessoas, envolvidas na limpeza, restauração e digitalização. A versão restaurada foi apresentada no Festival de Cinema Coreano em Pusan em 2005.




          No final de 2006 a Taekwon Mania foi ganhando novas dimensões, em 2007 estátuas do herói coreano começaram a surgir em toda Seul e no mesmo ano a cópia restaurada foi liberada, estabelecendo um novo recorde para filmes animados domésticos, 600.000 espectadores em 18 dias.


Versões atualizadas sugeridas por designers


          Robot Taekwon V 2009, está sendo produzida a nova versão do Robô Taekwondista, Taekwon V agora estreará para o mundo em um super produção com orçamento estimado de 20 milhões de dólares, pretende competir com o filme The Transformers 2.

Robô Taekwon V versão 2009
Bonecos Taekwon V, várias versões no mercado.




     

SÍMBOLO DO UNIVERSO:


          O Símbolo Coreano denominado como Samtaeguk  (三太極), ou Samjae é constituído por um circulo contendo três gotas emulando um movimento constante, na sua forma mais tradicional cada gota tem uma cor distinta conforme o seu significado…
          Assim surge o Azul, que simboliza a Terra, ou “Um”; o vermelho que simboliza o Céu, ou “Yang” e um terceiro elemento que surge em Amarelo que representa o Homem. 
          O mesmo símbolo surge em diversas culturas, tanto orientais (chinesa e japonesa) como ocidentais (celta) e o simbolismo das cores pode surgir com uma diferente ligação.
          Este símbolo encontra-se no shamanismo, Taoísmo, Budismo e outras correntes de pensamento, referindo-se de uma forma especial à interacção entre o homem o Céu e a Terra que está em constante mutação e movimento.
          Como as interpretações de cor podem surgir como Amarelo=Terra, Vermelho=Homem, Azul=Céu, entre outras, foi decidido que o preenchimento de cada “gota” tomaria a cor negra simbolizando tudo o que existe, a soma de todas as coisas, da mesma forma que misturando todas as cores em tinta se obtém o negro. Assim mantém-se o simbolismo da Tríade Céu-Homem-Terra, mas sem adquirir uma forma estática através da cor.
          O símbolo apela então à busca da sabedoria, pela prática perseverante, respeitando a harmonia das interacções entre o Céu, o Homem e a Terra.