TÉCNICA BÁSICA

Olá,
primeiramente gostaríamos de dizer que para nós não existe Taekwondo tradicional e Taekwondo competição ou olímpico, isso nos parece uma invenção de quem não tem capacidade de atuar nas duas áreas!
Não existe graduação sem técnica de luta e nem luta sem conhecimento técnico, tudo está interligado, somos fundamentalistas e assim seremos sempre!
O artista marcial deve procurar se aprofundar cada vez mais em todas as áreas e tentar ser um atleta completo, é para isso que ensinamos.

profs. Alfredo/Simone










                          FUNDAMENTOS DO TAEKWONDO

Todo aluno ao iniciar a prática de uma arte marcial deve seguir as regras de conduta, etiqueta social, protocolos e técnicas do esporte. Com o Taekwondo não é diferente, existem uma série de normas técnicas e sociais que devem ser seguidas pelo praticante, desde como adentrar o local de treinamento até a conduta em um torneio esportivo.
Como o próprio nome já diz – arte marcial – vem das técnicas de combate de guerra e uma das regras principais para que o aluno tenha sucesso no seu treinamento é a DISCIPLINA.
Importante também é entender e cumprir o juramento do aluno, que é feito a cada início de aula, e o espírito do Taekwondo.
JURAMENTO DO ALUNO
Eu prometo:
1-    Observar as regras do Taekwondo,
2-    Respeitar o instrutor e meus superiores,
3-    Nunca fazer mau uso do Taekwondo,
4-    Construir um mundo mais pacífico,
5-    Ser campeão da liberdade e da justiça.

1-    O aluno deve entender que as regras e regulamentos foram feitos visando o bom andamento das aulas, o desenvolvimento do esporte e o bem estar dos praticantes. As regras e regulamentos devem ser obedecidos e difundidos e não só praticados na frente dos instrutores e autoridades
2-    O instrutor nunca quererá o mal de seu aluno, pois este o representa (linhagem).
Conservar a hierarquia dentro do Taekwondo cria a ordem e o respeito, não é uma questão de quem é mais forte ou mais rápido, mas de quem tem atitudes superiores e íntegras.
3-    O Taekwondo deve ser sempre usado para fins pacíficos ou no caso de auto defesa, nunca para oprimir, denegrir, machucar outro ser vivo.
4-    Procurar estar sempre de acordo com as regras de boa convivência e respeitar o próximo.
5-    Não concordar com injustiças e estar sempre de acordo com as leis.

“O certo deve ser feito porque é certo, não porque nos mandam fazer!”







GRADUAÇÃO:

          O aluno prestará exame de faixa de acordo com seu grau de desenvolvimento técnico. Será nescessário o entendimento teórico e pratico de uma série de movimentos básicos específicos para cada faixa.
          Será avaliado por uma banca examinadora em dia e hora especificados pela sua respectiva federação, e deverá ser inscrito por seu professor.


           A partir de 1º de Janeiro de 2014, conforme orientado pela FGTKD, estamos utilizando as novas cores para a graduação dos faixas coloridas. Sistema que passa a ser composto por nove gubs e não mais por 10.

          A graduação de faixa preta permanece inalterada: dez graus de faixa preta - 1º a 10º dan, e 4 graus para faixa preta infantil (até 15 anos) - 1º ao 4º poom.



          O sistema abaixo de graduação de faixas coloridas foi utilizado em nosso país até a data de 31 de Dezembro de 2013.

          A graduação do Taekwondo é composta por dez graus de faixa colorida ( gub ) e dez graus de faixa-preta ( dan ). Crianças até 15 anos deverão usar faixa poom ( faixa-preta infantil ) metade vermelha e metade preta, podendo ir somente até 4º poom ( 4º dan ).

 
          As faixas identificam o grau de conhecimento do aluno. Cada cor tem um significado e identificam os diversos níveis na hierarquia do período Koguryo.
               A faixa (Ti) não poderá ultrapassar a largura de 7cm e a colocação da ponta deverá ficar a 7cm (=/- 4 dedos)
da extremidade da faixa, em apenas um dos lados e com uma largura de 1,5cm.


Branca : Inocência, como o iniciante sem prévio conhecimento de Taekwondo.
Amarela : Terra, onde a planta brota e fixa sua raiz. A base do Taekwondo está firmada.
Verde : Crescimento da planta, a técnica começa a se desenvolver no aluno de Taekwondo.
Azul : Céu, para onde a planta se dirige; seu objetivo. Amadurecimento da técnica do aluno.
Vermelha : Perigo, alerta ao aluno sobre a necessidade de autocontrole, bem como seu oponente a manter-se afastado.
Preta : Oposto do branco. Maturidade e conhecimento no Taekwondo.

PARTES DO CORPO HUMANO:



                Alturas                                                             Partes principais




COMO FECHAR A MÃO CORRETAMENTE:

Parum jumok  - punho fechado corretamente



Trajetória do soco - Tchirugui










P'UMSE


          O p'umse é um conjunto de movimentos de defesa e ataque pré-programados em várias direções, conhecido como uma luta imaginária contra vários adversários imaginários. Os p'umses são as formas adotadas pela WTF: p'umses tae-guk e os p'umses pal-gwes e 9 p'umses superiores. Na ITF, essas formas são conhecidas como TULS ou HIANS. Em outras artes marciais, também temos a prática de seqüências pré-programadas, sendo que cada uma conforme a sua origem. No karatê se chama Kata, no Kung fu se chama Kati.

          No início da história do homem, os movimentos eram utilizados para representar de que forma o homem via e percebia o mundo. E ficaram registrados, conforme achados arqueológicos que demonstram de que forma essas pessoas viviam. A expressão corporal, gestos e movimentos ficaram perpetuados por civilizações mais antigas.
          A pratica de movimentos pré-programados de ataque e defesa na Coréia eram muito comuns no reino de Koguryo. Existem registros de sua prática entre os anos 37AC e 688DC. Durante esse período, era praticado por todas as classes e era muito apreciado pela nobreza e pelos soldados que praticavam coletivamente ou individualmente em busca do aprimoramento da mente e do corpo e também como estratégia de defesa diante das ameaças externas.
          Conforme figuras de pedra achadas na parede do templo de Kyonju, e entre outros achados arqueológicos, estas demonstram gestos e posições que resultaram na combinação de movimentos preestabelecidos e praticados dos p'umses que é também um mecanismo para reconhecimento de antigos conceitos dos coreanos. Ao executar o p'umse, estamos também trazendo para o presente, gestos e movimentos que através da expressão corporal demonstra a luta e a trajetória de um povo em busca de seu desenvolvimento. Podemos dizer que o p'umse provê um mecanismo para a preservação dos movimentos históricos e também um repositório para as habilidades praticadas no Taekwondo.


DICAS PARA O APRIMORAMENTO DO P'UMSE


INDIVIDUAL

1- Antes de realizar o p'umse , feche os olhos e execute-o mentalmente
2- Inicie o p'umse em lados diferentes
3- Observe o tempo do p'umse
4- O espelho é de excelente ajuda para quem vai treinar o p'umse.

 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO P'UMSE


- Lateralidade
- Estruturação espacial
- Exteriorização
- Psicomotricidade

COMPETIÇÃO

          As competições de p'umse são realizadas por equipe ou individual. Para se consagrar campeão, o competidor deverá executa-lo com concentração, demonstração de atitude real de combate com dinamismo, coordenação e precisão. Por equipe, ele deverá ser realizado de forma sincronizada.

 NOME DOS P'UMSES E FAIXAS CORRESPONDENTES (WTF)


Faixa colorida

10º gub - faixa branca
P'umse: Saju ap tchagui /Saju Tchirugui

9o.º gub - laranja
P'umse: Taeguk IL Jang

8o. gub - faixa amarela
P'umse: Taeguk I Jang

7o. gub - faixa amarela / ponta verde
P'umse: Taeguk Sam Jang

6o. gub - faixa verde
P'umse: Taeguk Sa Jang

5o. gub - faixa verde / ponta azul
P'umse: Taeguk Oh Jang

4o. gub - faixa Azul
P'umse: Taeguk Yuk Jang

3o. gub - faixa Azul / ponta vermelha
P'umse: Taeguk Tchil Jang

2o. gub - faixa vermelha
P'umse: Taeguk Pal Jang

1o. gub - faixa vermelha / ponta preta
P'umse: Taeguk Pal Jang

SIMBOLISMO

Os Taeguks simbolizam os elementos da natureza. Representam os princípios da criação do cosmo e a forma de viver do homem.

SIGNIFICADO

Tae - início
Guk - eternidade
O Taeguk é constituído de um círculo que representa o infinito e pelo positivo e o negativo (ying, yang).


Tegulk IL JANG - Criação (Céu)
Este p'umse representa o início, Representa a força criativa que habita todas as formas. A criação; os raios de luz do céu em todas as direções, ao apresentar as técnicas mais básicas do taekwondo. É a partir dela que todos os próximos taeguks irão se formar.




Taeguk I JANG - Alegria
Representa a serenidade e a virtude. Simboliza a imagem da alegria com a qual se vai construindo. Deve ser feita com plena consciência de cada movimento, de forma que todos sejam igualmente importantes e controlados.



Taeguk SAM JANG - Fogo
Simboliza todo o calor, esperança e vitalidade que nos dão o Sol e o fogo. Nos dá a energia, ensinando-nos a estar preparados. Os seus movimentos são de poder, tal como os símbolos que representa.



Taeguk SA JANG - Trovão
Este p'umse evoca o perigo e o receio que traz uma tempestade, que começa tão repentinamente, assim como acaba, deixando o céu limpo. Nos dá a coragem para enfrentarmos o medo interno de forma equilibrada. A sua seqüência de técnicas nos ajuda a agir com calma face ao perigo, até que este, assim como um trovão, passe.



Taeguk OH JANG - Vento
Este taeguk simboliza a verdadeira natureza do vento; harmonioso e ao mesmo tempo destrutivo. Este, apesar de invisível, manifesta-se tão depressa e violento, como gentil. Ensina-nos a agir com a humildade da suave brisa e com a força da tempestade.



Taeguk YUK JANG - Água
Assim como o vento, a água pode ser harmoniosa e destrutiva. Apesar de sua beleza, a corrente da água que flui consegue passar por cada obstáculo que se opõe ao seu curso. Esta p'umse nos ajuda a compreender que, tal como a corrente da água, podemos ultrapassar qualquer desafio, se tivermos autoconfiança e formos persistentes.



Taeguk TCHIL JANG - Montanha
Simboliza a montanha, estável, tranqüila, e como tal, imóvel. Ajuda-nos a consciencializar e a avaliar quando começar e quando parar. Este p'umse incentiva-nos não só a reagir apenas quando é necessário, de forma rápida, mas ensina-nos também a nos manter imóveis e estáveis, como a rocha.




Taeguk PAL JANG - Terra
Tal como a base de toda a vida que representa, a Terra rodeia e nos alimenta, movendo-se em silêncio. Pal chang simboliza o mais alto nível de concentração. Ajuda-nos a respeitar todas as formas de vida que nos rodeia, assim como a nós próprios, e a descobrir força de vontade para viver. Representa tudo o que foi aprendido e é uma preparação para um novo começo.





GRADUAÇÃO SUPERIOR


NOME DOS P'UMSES E GRADUAÇÃO
CORRESPONDENTE

Faixa Preta do 1o. ao 10o. dan:
1o. Dan - Koryo
2o. Dan - Kumgang
3o. Dan - Taebaek
4o. Dan - Pyongwon
5o. Dan - Sipjin
6o. Dan - Jitae
7o. Dan - Chonkwon
8o. Dan - Hansu
9o. Dan - Ilyeo

SIMBOLISMO

 Koryo
Este p'umse de 1o. Dan simboliza um homem instruído que é caracterizado por um espirito marcial forte, como também é o nome de uma das antigas dinastias da Coréia Esta dinastia ficou famosa pela valentia de seu povo que derrotou os mongóis.

Kumgang
P'umse de 2o. Dan, a Montanha de Kumgang na península coreana, que é considerada como o centro de espírito nacional e o "Kumgang" - o guerreiro de Yeoksa, nomeado por Buda - representa o guerreiro mais poderoso. Simboliza a solidez. É como um diamante que não pode ser quebrado. 

Taebaek
P'umse de 3o. Dan, o nome de uma montanha com o significado de "montanha luminosa", onde Dangun, o fundador da nação coreana, reinou no país. E a montanha luminosa simboliza a santidade da alma e o pensamento de Dangun, que fundou a Coréia há 4300 anos. Esta seqüência também está associada com a luz.

Pyongwon
Pyongwon significa "planície". É a fonte de vida para todas as criaturas e o campo onde os seres humanos vivem a vida.

Sipjin
Sipjin derivou do pensamento de longevidade que defende que há dez criaturas de vida longa. São estes: 2 corpos celestes, 3 recursos naturais, 2 plantas e 3 animais. Tudo que dá fé aos seres humanos, esperança e amor. O p'umse Sipjin simboliza essas coisas.

Jitae
Jitae significa: "Um homem que se levanta no chão com os dois pés, examinando o céu". O homem na terra representa o modo de lutar para mudar a vida humana. O p'umse simboliza vários aspectos que acontecem no curso da luta do ser humano para existência.

Chonkwon
Chonkwon significa "O grande Céu", que é a origem de toda a criatura e o cosmo. Sua competência infinita significa a criação, mudança e conclusão.

Hansu
Hansu significa: "A água é a fonte da vida e cultiva todas as criaturas". Hansu simboliza o nascimento de uma vida, crescimento, força e fraqueza, magnanimidade e harmonia, adaptabilidade. Deveriam ser praticadas ações suavemente como água, mas continuamente, como uma gota de água que junta para fazer um oceano.

Ilyeo
Ilyeo quer dizer: "O pensamento do grande budista da Dinastia de Silla", que é caracterizado pela filosofia da mente (espírito) e do corpo (matéria). O poomse Ilyeo representa a harmonização do espírito e do corpo, que são a essência da arte marcial; um treinamento longo, com vários tipos de técnicas e cultivo espiritual, para a conclusão da prática do Taekwondo.