TAEKWONDO

HISTÓRIA :

          O Tigre é o símbolo do espírito coreano, sua imagem toma a forma do mapa da Coréia e inspira esse povo de tradições milenares!











Província de Silla
 






Guerreiro Hwa Rang Do.












TAE - CHUTAR COM OS PÉS,



KWON - BATER COM AS MÃOS,
DO - O CAMINHO, A ARTE, O MÉTODO, A FILOSOFIA.

OS PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO:
   








"O espírito do Taekwondo"

Cortesia: Deve ser entendido como uma combinação de educação, modéstia, delicadeza e espírito de colaboração mútua, que devem estar presentes em todos os praticantes de Taekwondo, não apenas nas aulas, mas principalmente no seu cotidiano. O praticante de Taekwondo é incompatível com a calúnia e a rivalidade.

Integridade: Refere-se ao sentido de justiça e responsabilidade que cada pessoa deve ter para consigo mesmo e para com os outros. É importante que se conheça suas próprias limitações.  A autocrítica é um elemento essencial para uma mente que procura seu próprio progresso. 



Perseverança: Força de vontade e espírito de sacrifício, assim deve ser entendido este princípio.  É ter sempre um objetivo e lutar para alcançá-lo, superando a todos os obstáculos e, principalmente, superando a si mesmo.  Esteja sempre disposto para ir mesmo que o caminho possa parecer duro e faça coisas que valham fazer, mesmo que sejam difíceis.

Auto controle: Fundamental em qualquer situação seja em combate ou em assunto pessoal, a perda deste pode gerar conseqüências desastrosas, por isso nunca se deve deixar levar pela raiva, independentemente de qualquer situação.

Espírito indomável: Não deve haver hesitações ou medo, seja qual for a situação, deve-se estar sempre preparado para lidar com um problema em qualquer circunstância com muita coragem e determinação. 
 


KUK KI WON






THE WORLD TAEKWONDO FEDERATION


A Federação Mundial de Taekwondo (W.T.F.) tem seu Quartel General - a Kukkiwon, em Yuksamdong, Kangnamku, Seoul, Korea desde a sua fundação em 28 de maio de  1973. Sua inauguração contou com a participação de representantes de 19 países.

Como uma Federação Internacional reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional a WTF tem mais de 157 países membros divididos em 4 regionais (europeu, panamericano, africano e asiático).

O Taekwondo WTF foi incluído no programa das Olimpíadas de  Sydney 2000 na ocasião da Sessão do Comitê Olímpico Internacional realizada em Paris, em setembro de 1994.

De acordo com o artigo 1 das Regras e Regulamentos da WTF, o Taekwondo é considerado o símbolo nacional da Korea.  A WTF trabalha para manter a nobreza do Taekwondo  e para difundir este esporte pelo mundo de modo correto. Suas competições buscam alcançar três ideais esportivos: "Velocidade, Força e Precisão" . Por outro lado, seguindo a filosofia do Taekwondo, o desenvolvimento técnico e a promoção de testes para Faixas Pretas são realizadas pela Kukkiwon, a meca da meca do Taekwondo no mundo.

A WTF organiza Campeonatos Mundiais masculino, feminino e juvenil a cada dois anos e promove a formação de árbitros internacionais através de seus seminários. Entre os outros grandes jogos mundiais, o Taekwondo aparece como esporte oficial nos Jogos Asiáticos, Campeonatos Universitários Mundiais, Campeonato Mundial Militar e Copa do Mundo.

A WTF é composta por um conselho executivo constituído pelo  Presidente, 5 Vices presidentes, Secretário Geral, Tesoureiro, 15 membros e 4 ex-membros de 4 uniões regionais. Controla 11 sub-comitês, incluindo um Comitê Técnico, um de Competição e um de Arbitragem.

O emblema da WTF simboliza os 5 oceanos e 6 continentes, sendo um símbolo protegido e tem seu uso ilegal quando não feito pela própria Kukkiwon.  O Quartel General da WTF tem sede permanente em Seoul/Korea conforme estipulado nas Regras e Regulamentos da WTF,  e as línguas oficiais são inglês, francês, alemão, espanhol e coreano.

A WTF une todos os seus esforços para  difundir o conhecimento técnico  para todos os países membros bem como para manter seu status de Esporte Olímpico  após os Jogos Olímpicos de Sydney.

 
FINALIDADE DO TAEKWONDO:


          O Taekwondo tem por finalidade propiciar a seus praticantes o conhecimento das diversas formas de defesa pessoal, proporcionando uma boa saúde e um perfeito equilíbrio físico, mental, espiritual e moral.
         




 JURAMENTO DAS AULAS:


          O juramento é feito a cada início de aula. Deverá ser perfeitamente entendido e discutido com os alunos, devendo ser respeitado dentro e fora da academia. O amplo entendimento do juramento é de fundamental importância, pois nele reside a pedra fundamental da filosofia da arte marcial Taekwondo.

                  Eu prometo:   
1 - Observar as regras do Taekwondo,
        2 - Respeitar o instrutor e meus superiores,
    3 - Nunca fazer mau uso do Taekwondo,
4 - Construir um mundo mais pacífico,
      5 - Ser campeão da liberdade e da justiça.





Prof  Simone fazendo o juramento de faixa-preta 


JURAMENTO DO FAIXA PRETA:



          Esse juramento é feito quando o aluno coloca a faixa preta pela primeira vez.

Juro:      
     1- Manter sempre o espírito do Taekwondo, não                 parando   de treinar até o fim de minha existência,
          2- Cumprir o regulamento do Taekwondo, procurando jamais errar, pois eu sou  faixa preta de Taekwondo,
           3- Respeitar e obedecer por toda a minha existência a pessoa e os ensinamentos de meu mestre,
          4- Respeitar e obedecer sempre os mais graduados do que eu e tratar com amor e carinho os menos graduados, e compreender que se eu não o fizer, estarei pronto a receber as penalidades existentes.







JURAMENTO DA COMPETIÇÃO:

          Esse juramento é feito no início de cada competição por um atleta de destaque.

JURO:          1- Respeitar meus adversários,
                     2- Competir com lealdade,
                     3- Respeitar os regulamentos da competição,
                     4- Respeitar os juízes e meus superiores.


         Cena inesperada no fim da luta  da disputa do bronze nas olimpíadas de Pequim 2008 entre Angel Valodia Matos, de Cuba contra Arman Chilmanov, do Cazaquistão, na categoria acima de 80kg do taekwondo. Após ser desclassificado quando vencia o combate por 3 a 2, o cubano não aceitou a decisão e começou a gritar ofensas ao árbitro central, Chakil Chelbat, da Suécia. Descontrolado, desferiu o chute na cabeça e, não satisfeito, ainda deu um soco no peito de um dos juízes laterais. 
            Matos e seu técnico foram banidos de todas as competições internacionais. A punição foi anunciada, poucos minutos após a luta, pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF).




DO-BOK ( uniforme de treino ):
         
          O Do-Bok é o uniforme especial para o treinamento do Taekwondo, é composto de casaco, calça e faixa. A cor predominante do uniforme é a branca.
          Treinar com o uniforme mantém vivo o espírito e a tradição milenar desta arte-marcial.
          O Do-bok é semelhante as tradicionais roupas coreanas chamadas "hambok", cujo uso era costumeiro no período  Koguryo. O branco era usado diariamente pelas pessoas.
          A roupa tradicional coreana é feita com três tipos de formas: circular, quadrado e triangular. O Do-Bok segue esse mesmo padrão, a cintura é circular, a bainha das calças quadrada e os quadris triangulares.
          A forma circular representa o céu, a quadrada a terra e a triangular o homem, os três símbolos são a fundação do universo integrado em uma unidade.
         De acordo com a teoria Yin e Yang: a calça representa a terra ( Yin ), o casaco representa o céu ( Yang ) e a faixa (Ti) representa o homem. Na tradição coreana o branco representa a origem do universo, a parte obscura.
           O Ti é o cinto de graduação. É através dele que se identifica o nível de conhecimento do praticante.
           A gola do uniforme é em "V" e é na cor branca para faixas coloridas, preta e vermelha para faixas poom ( faixa-preta infantil ) e preta para faixas-pretas.
          Manter o Do-Bok sempre limpo e respeitar o seu uso faz parte da filosofia do treinamento de Taekwondo.



O USO DO DO-BOK:

          No momento em que se veste o do-bok e se entra no do-jang (local de treino), o praticante continua com sua conduta irrepreensível, agindo com vigor, lealdade e respeito com todos.
          Sempre que for usar o do-bok ele deve estar limpo e bem passado;
          Ao término do treino quando for guardar o do-bok, deve dobrá-lo de maneira adequada para ficar bem apresentável, na possibilidade de usá-lo ainda no mesmo dia.
         Deve-se colocar o escudo de sua academia no peito do lado esquerdo e do estado ao qual representa no ombro do lado esquerdo.




COMO DOBRAR O DO-BOK:





CARACTERÍSTICAS DO TAEKWONDO:

            O Taekwondo é composto de várias etapas técnicas, como ataque e defesa combinados, movimentos seqüenciados, lutas, quebramentos, bases, etc. Todas essas técnicas necessitam de concentração, coordenação e disciplina acima de tudo.
            A combinação de todos esses fatores resulta em aumento da flexibilidade, melhores reflexos voluntários e involuntários, aumento de energia vital.
           Isso devido às seguintes características que o Taekwondo possui, como:
    1 - Pode ser praticado sem qualquer restrição quanto ao sexo ou idade;   
    2 - Pode ser praticado a qualquer tempo, lugar ou temperatura;   
    3 - Os exercícios físicos são praticados sem que para isso precise do uso de roupas especiais (apenas uniforme);
   4 - A carga horária de treino é livre;
   5 - O ensino é dado por um instrutor, seja para um grupo ou um aluno apenas;
   6 - Uma defesa pessoal que leve a prática de exercícios pelo corpo todo faz com que se adquira equilíbrio, saúde física e mental.






BENEFÍCIOS DO TAEKWONDO:

Para os adultos:
          Para aqueles que procuram alguma atividade física o Taekwondo é uma excelente opção pois desenvolve o condicionamento físico,
          Autoconfiança, disciplina e domínio mental podem ser obtidos através da prática dessa modalidade esportiva.  a flexibilidade corporal global, além de orientar seus praticantes no caminho do espírito esportivo  tornando-se um excelente método de defesa pessoal.




Treinamento dos alunos da Academia Pegasus.
 
                                  


Para as mulheres:
          O Taekwondo é muito praticado por mulheres. Os exercícios propostos em aula trabalham intensamente os glúteos, o abdômen e as pernas.
          Nos treinos em nível avançado chega-se a perder até 700kcal em uma hora.
          Requisitos como agilidade, flexibilidade e elegância, naturais características das mulheres, facilitam para que elas alcancem destaque nessa prática desportiva.



Professora Simone com o Mestre Alexandre Gomes.

                                      


Para crianças e adolescentes:
          Nessa fase de muitas dúvidas e descobertas, é importantíssimo que seus filhos estejam praticando uma atividade física saudável, orientada somente por profissionais credenciados conjuntamente pela Federação Gaúcha de Taekwondo e pelo Conselho Regional de Educação Física.
           Muito importante também é a correta orientação para o respeito e a disciplina, de modo a canalizar a imensa energia das crianças e adolescentes para algo positivo.



Vilter Panitz, aluno da Academia Pegasus.


Finalidade do Taekwondo

          A arte marcial Taekwondo tem por finalidade propiciar aos seus praticantes o conhecimento das diversas formas de defesa pessoal, proporcionando  uma boa saúde e um perfeito equilíbrio físico, mental, espiritual e moral.
          Praticado sem restrições por ambos os sexos, o ensino continuado do Taekwondo visa mostrar o caminho para um maior e melhor entendimento interior, tornando-se um instrumento facilitador da socialização do indivíduo no meio onde habita e trabalha, desfraldando, através do culto das tradições cívicas e patrióticas a prática de ações solidárias, dentro e fora da academia, propiciando o enriquecimento educacional e o crescimento cultural como cidadão, fortalecendo a família, a sociedade, as instituições e a nação.


A filosofia do Taekwondo

          A importância espiritual do Taekwondo e o significado que nele se encerra:
          Se o ser humano mantem-se em perfeito estado de saúde, poderá demonstrar agilidade em suas atividades diarias e disposição para alcançar suas metas, enquanto que o homem de saúde deficiente perderá até o estímulo para trabalhar.
          Este estímulo está mais relacionado às emoções do que ao intelecto. Taekwondo é um esporte para todo o sistema físico, gerando energia em todas partes do corpo, desenvolvendo os músculos e o cérebro, despertando o desejo de agir.
          O homem não se satisfaz em apenas sobreviver, deseja viver bem e com saúde. Essa é a razão porque o Taekwondo cultiva esse desejo através da combinação de atividades intelectuais e físicas.






Um guia para a formação do caráter

          O corpo humano não está livre das regras físicas e é, de certo modo, uma máquina que cresce, desenvolve e se movimenta. Essa máquina humana trabalha de várias formas, possibilitando a revisão de suas posturas iniciais.          
     Espiritualmente essa máquina pensa, compreende e imagina através de um processo de treinamento mental.
      Logo, o ser humano dificilmente poderá ter pensamentos claros ou inspirações se não for treinado para tal.
     Existem esportes pesados e leves. Os esportes pesados desenvolvem um forte espírito de luta e grande confiança em si, enquanto os esportes leves apenas regulam as funções do corpo.
          O Taekwondo transforma o caratér do individuo forjando um espírito forte e de grande recuperação, o que  permitirá, a cada um, desenvolver a capacidade de liderança que irá guiá-lo em todos os seus passos na vida.
          Liderança e forte espírito de luta proporcionam grande confiança na realização de todas as tarefas de modo que a pessoa possa manter-se calma e segura, transformando-se num ser paciente, equilibrado e modesto.
          Aí então as pessoas se superarão através do espírito de auto sacrifício, adquirindo um caráter especial como líder na sociedade.
          Portanto, o Taekwondo é a base para que o homem seja lapidado e se transforme numa pessoa mais saudável, mais honesta, mais justa e mais confiante, amante do próximo e do seu país.