HISTÓRIA DA PEGASUS







          Olá amigos e alunos,
      Sempre que encontravámos alguém conhecido nos perguntavam se ainda dávamos aulas ou se iríamos voltar a dar aulas de Taekwondo.
         Explicamos que, por motivos profissionais e financeiros, resolvemos seguir outros rumos. O Taekwondo sempre nos deu muita felicidade, nos fez conhecer muita gente bacana, nos deixava em forma e com boa saúde, mas infelizmente não nos dava o retorno financeiro que queríamos. Dessa forma optamos por nossas carreiras individuais. 
          Verdade seja dita, nunca nos afastamos completamente, o Taekwondo está "no nosso sangue", sempre falávamos sobre o assunto, visitávamos e ainda visitamos nosso Mestre ( Grão Mestre Te Bo Lee )  ou encontrávamos alguém conhecido nos mais inusitados lugares.
          Muitas pessoas que foram nossos alunos quando pequenos agora estão crescidos, constituíram família e querem voltar a treinar levando junto seus filhos.
           Sempre ficamos muito felizes quando encontramos vocês!
          Durante esse tempo em que estivemos afastados  um aluno em especial sempre insistia nesse assunto, ele nunca deixou de tentar nos convencer a voltar com as aulas. Mais recentemente se juntou a ele uma ex-professora de Taekwondo e nosso filho de coração. Juntos fizeram uma campanha para voltarmos a ativa, Manganelli falando pra todos que encontrava , Paula telefonando para nossa casa toda a semana e Oswaldo "fazendo uma pressão" diariamente.
          Então, cedendo a insistência de Marcelo Manganelli, Paula Hampel e Oswaldo Mendes, depois de mais de 10 anos de afastamento, queremos trazer os bons tempos de volta!
PEGASUS retorna!!!!!




Por que PEGASUS?


          Quando começamos a treinar nunca tivemos pretensões de abrir uma escola muito embora nosso Mestre  (Grão Mestre Te Bo Lee) sempre nos falasse que se abríssemos uma teríamos sucesso.
          Ao nos graduarmos faixas-pretas meu pai perguntou para um conhecido seu que tinha academia se ele tinha interesse em oferecer aulas de Taekwondo uma vez que sua filha e genro eram professores dessa arte marcial. Ele aceitou e meu pai veio nos avisar que começaríamos a dar aulas de Taekwondo naquela academia.
          Começamos e gostamos muito!
          Contudo precisávamos de um símbolo, algo que representasse essa arte marcial e a nós mesmos, nossa maneira de encarar a vida, nosso dia-a-dia, nossos ideais, nossa essência.
          Queríamos que fosse um animal e que ele representasse nossa maneira de pensar, um que fosse forte, leal, nobre, esforçado e nunca desistísse mesmo diante das piores situações... o cavalo!
          Bem, como Taekwondo é conhecido como a arte-marcial dos homens voadores, resolvemos juntar tudo, ou seja, a "arte-marcial dos homens voadores" mais as "nossas concepções simbolizadas pelo cavalo" e obtivemos um cavalo voador - o Pegasus.... Academia Pegasus - Alfredo e Simone.

         

  
O PEGASUS NEGRO



          Segundo a mitologia, Pegasus nasceu do sangue da medusa e era branco.
          Mas esse era diferente, era negro e nasceu dos sentimentos humanos.
Era dócil e ingênuo, vivia de forma simples e alegre e acreditava na bondade das pessoas. Na sua humildade e simplicidade não sabia de seu valor e desconhecia sua força.
Por conta disso e de sua aparência foi discriminado. Posto de lado e maltratado, fizeram intrigas e contaram mentiras sobre ele. O feriram profundamente.
Ele, então, se recolheu e por muito tempo permaneceu incógnito, escondido cuidando de suas mazelas, amargurado por conhecer o lado escuro das pessoas que confiava.
Suas asas ficaram paralisadas e não se achava mais capaz de voar.
Mas pessoas boas o encontraram e o incentivaram a abrir as belas asas novamente, batê-las. Decidido se levantou, empinou as patas no ar abanando vigorosamente as asas e... Voou!
E viu que ainda tinha força e que também tinha amigos, se jogou no espaço como a muito tempo não fazia e sentiu o vento na sua cara.
Decidiu que já tinha ficado muito tempo afastado e que era hora de retornar, um novo tempo. Agora mais forte e sábio saberia se proteger e cuidar dos que permaneceram sob suas asas.
           Também sabia que não precisava provar nada para ninguém, e que as pessoas não tinham inveja do que ele tinha, mas do que ele era!
Tal como o Fênix que renasceu das cinzas o Pegasus também renasceu, agora negro e de fogo!





              

ITINERÁRIO DA PEGASUS

          Infelizmente extraviaram-se muitos dos nossos documentos e por causa disso não conseguimos lembrar de algumas datas, mas lembramos dos lugares onde demos aulas. 
           Iniciamos nossas aulas na Academia Shoky em 04 de Março de 1991, dávamos aulas em uma sala bem grande mas com um piso meio problemático, era de madeira, tinha frestas o que dificultava a movimentação. O pior naquele lugar era o conforto térmico, não existia! A sala era uma piscina térmica que foi colocado um piso por cima, não tinha janelas , só uma porta de vai e vem. 
          Quando treinávamos os azulejos dentro da sala ficavam escorrendo água e no verão era uma verdadeira sauna, fora a limpeza que deixava muito a desejar!
          Lá tivemos muito alunos, quase todos do condomínio "Cidade Jardim" que ficava praticamente ao lado da academia.
           Nosso primeiro aluno matriculado foi o Billy e ele passou direto no primeiro exame.


          Demos aulas lá por algum tempo, mas depois, por divergências com o dono da academia  saimos para montar a Pegasus.
          Alugamos uma casa com um terreno bem grande do lado e começamos a construir. Fomos nós mesmos que desenhamos a planta! Dessa forma, a academia seria exatamente como queríamos.
           Enquanto não ficava pronta a obra demos aulas no salão de festas da Cidade Jardim, gentilmente cedido pela Mãe do Gaston e Gabriel, a sra. Jocelyn.
          Finalmente a Pegasus ficou pronta, era uma construção de madeira com contrapiso forrado com carpete, tinha muitas janelas e era bem ventilada,  limpa e iluminada, cheia de posters  e cartazes. Das janelas podíamos ver o pomar, onde nossas galinhas de estimação nos observavam empoleiradas nas árvores. Quem lembra da Margarida?
          Permanecemos um bom tempo naquele lugar, era muito agradável e tivemos muitos alunos. 


           Porém um dia o dono da casa, que morava na casinha ao lado, faleceu e seus filhos resolveram vender o terreno. Como não tínhamos condições de comprar, precisamos nos mudar novamente e mais uma vez adiar nosso sonho.  
         Fomos dar aulas numa academia chamada "Power Center", foi a maior sala que já tivemos. Era arejada e iluminada, mas o piso era ruim para a pratica do Taekwondo (piso frio de granitina). Tinham grandes espelhos e um pé direito bem alto. O que dificultava um pouco era o fato de ter uma cancha de tênis ao lado , pois quando havia jogo a noite, precisávamos fechar as janelas para não atrapalhar os tenistas, aí ficava quente. Agravando o problema tinha o fato da quadra ser de saibro e quando ventava a poeira ia toda pra dentro da sala  e todo mundo escorregava.


          Quando saimos da Pegasus dávamos aula todo o dia, mas na Power Center não podíamos dar aulas toda a semana pois haviam outras modalidades .
          Como nos sobrou dois dias na semana, começamos a dar aulas na Academia Corpo Ativo, que hoje não existe mais. Porém não ficamos muito tempo dando aula lá pois a sala era pequena e muito barulhenta. No entanto fizemos um bom trabalho utilizando a piscina. Foi bem legal!
          Depois de alguns anos na Power Center resolvemos parar com as aulas.
          Ficamos mais de 10 anos afastados e agora estamos retomando nossa escola em uma parceria com a Academia Cristal.



           Iniciamos nossas atividades em 22/11/2010 e nossos primeiros alunos matriculados nessa nova fase da Pegasus foram Paula Fürstenau Hampel e Alexandre Hampel.
           Como o dono da academia Cristal teve uma experiência ruim com artes marciais, mais especificamente com um professor de Jiujitsu, não foi muito receptivo conosco e nos disponibilizou apenas um horário três vezes por semana - das 21e30hs as 23hs. Mesmo sendo um horário muito ruim aceitamos e começamos a trabalhar como sempre fizemos. Em pouco tempo estávamos com uma turma legal e disposta a treinar muito e se divertir. Com o passar do tempo mostramos que nosso trabalho é confiável e fomos melhorando nosso horário.
           Em janeiro de 2012 fomos procurado pelo prof. Elton Batista, filho do saudoso Edson Batista, para começar um trabalho em parceria com a Tae Sul taekwondo clube. Iniciamos nossas aulas no dia 1º de março desse mesmo ano.
              Durante todo o ano de 2012 trabalhamos em conjunto com a Academia Cristal e o TaeSul taekwondo clube.


             Em Janeiro de  2013 encerramos nossas atividades junto a Taesul Tkd Clube pois ela foi vendida e não tínhamos mais motivação para continuar lá.     
          Continuamos ministrando aulas somente na Academia Cristal e vários alunos da Taesul nos seguiram nessa nova  etapa.
        Mas em Março dessa mesmo ano fomos novamente convidados pelo prof Elton a retornar para a Taesul, ela agora estava disponível somente para o Taekwondo. Pensamos muito bem no assunto e vimos a possibilidade de fazer um grande trabalho, de crescer e poder colocar em prática nossas idéias e dessa forma alcançar nossos objetivos.
                No dia 26 de Março começamos uma grande reforma  para deixar tudo "do nosso jeito", com "a nossa cara".
                   Dia 05/05/2013 inauguramos  a nova sede da Pegasus com um coquetel maravilhoso junto a nossos amigos que apoiaram nosso sonho, e dia 06/05/2013 abrimos as portas para a primeira aula desse novo tempo!!!

          Estão todos convidados a nos visitar e ver como tudo está lindo, e um grande obrigada a todos que nos ajudaram!!!!




NOSSO DESENVOLVIMENTO

           Embora muitos digam que para nós tudo acontece facilmente e que temos muita sorte, isso não corresponde a verdade! Tudo o que conquistamos em todos esses anos, tanto no trabalho como em nossa vida pessoal, foi e ainda é fruto de muito trabalho, estudo, dedicação e renúncias.
          Nós fomos faixas coloridas medíocres, que não tinham nada de bom além de muita flexibilidade! Não sabíamos praticamente nada de técnica básica e não entendíamos nada de competições. 
          Quando nos graduamos faixas pretas chegamos a ter vergonha de colocá-las!
          Eu, Simone, lembro do dia em que fui usar  pela primeira vez a faixa preta, ainda treinava na academia do Grão Mestre Te Bo Lee, na Otávio Rocha. Me fardei e não tive coragem de sair do vestiário, diferentemente de todos os alunos que formamos, que usam suas faixas com orgulho, eu tive vergonha!
          Várias vezes fomos discriminados e postos de lado por colegas nossos e professores. 
          As vezes eram marcados treinamentos  e quando chegávamos na academia as portas estavam fechadas e mesmo que batessemos  não abriam para nós.
          Quando começamos a dar aulas decidimos que nenhum de nossos alunos seriam tratados da forma que fomos e que saberiam tudo! Não haveria panelinhas na academia e todos treinariam juntos, desde os faixas brancas até os faixas pretas. Ninguém teria vergonha da sua graduação! Seríamos uma família!
          Para tanto nos dedicamos muito, estudamos a língua coreana para melhorarmos nossa pronúncia, estudamos o estatuto da Federação Gaúcha para conhecer as regras, participamos de todos os seminários e treinamentos para adquirir conhecimento e organizamos as apostilas de técnica básica.  
          Naquela época as folhinhas de técnica básica não existiam e um colega nosso, Eduardo Peiruque K. - o "pinguim",  organizou  alguma coisa para que pudessemos treinar para o exame de faixa preta.  
           Depois de nos formarmos, resolvemos organizar
de verdade as técnicas básicas, juntamos todas as folhinhas que conseguimos e tentamos colocar tudo em ordem. Sempre que tínhamos dúvidas, e foram muitas, recorríamos aos ensinamentos de nosso Grão Mestre! Passavamos tardes inteiras na academia dele tentando aprender e até hoje, quando temos dúvidas,  é a ele que recorremos! Fizemos então as nossas próprias apostilas para nossos alunos. 
          Hoje podemos dizer que já entendemos alguma coisa e  que nossos alunos nunca serão ridicularizados em nenhum lugar como nós fomos!
          Lembro de um fato que aconteceu logo que começamos a ministrar aulas, quando estávamos preprarando nossa primeira turma para exame de faixa colorida. Um colega nosso, também faixa preta e professor,  disse para todos os outros que não perderia o exame por nada, pois iria ser muito engraçado ver os nossos alunos!
          Naquele exame levamos 12 alunos, todos faixas brancas, dois passaram direto e os outros obtiveram as melhores notas do exame. A partir daquele dia conquistamos respeito e nosso trabalho é reconhecido até hoje!